sábado, 19 de outubro de 2019

O TESTE DE ANDAR COMO CRISTO ANDOU (Cap. 2:6-8)


O TESTE DE ANDAR COMO CRISTO ANDOU (Cap. 2:6-8)

João fala então de outro teste: Aquele que diz que permanece n’Ele, deve também andar como Ele andou. Amados, não vos escrevo um mandamento novo, mas um mandamento antigo que tendes tido desde o princípio; este mandamento antigo é a palavra que ouvistes” (TB). (“Amado” é uma palavra que não é usada na Escritura para os perdidos. Deus ama os pecadores (Jo 3:16), mas reserva este termo de carinho para as crianças em Sua família.) Tendo falado em guardar Sua Palavra permanecendo n’Ele, João antecipa que haverá alguns que professarão permanecer n’Ele. Ele mostra que todas essas pessoas podem ser testadas quanto à realidade de sua profissão pela maneira como andam. Os verdadeiros crentes andarão “assim como Ele andou” – isto é, como o Senhor andou quando esteve aqui na Terra. Assim, a vida de Cristo é o padrão de vida do Cristão. Isso vai além da simples obediência para incluir a manifestação das características morais de Cristo em nossas vidas – Sua mansidão, Sua humildade, Sua bondade, Sua compaixão, Sua empatia, Sua fidelidade, etc. Essas graciosas características serão manifestadas em verdadeiros crentes. Elas podem não ser tão distintas em nós como eram no Senhor, mesmo assim serão vistas em todo crente em alguma medida.
V. 7 – Tendo Cristo como exemplo de nossa caminhada, João diz para os santos: “não vos escrevo um mandamento novo”. O “mandamento antigo” – que é amar uns aos outros – foi perfeitamente expresso na vida do Senhor. João não teve acréscimos ou adendos para fazer porque você não pode melhorar a perfeição. Isso contrastava com o que os falsos mestres anticristãos estavam propondo. Eles eram conhecidos por dar uma nova reviravolta nas coisas – o que não era a verdade. Quão refrescante é ouvir João dizer que temos tudo o que precisamos em Cristo!
Pouco antes de o Senhor retornar para o Pai no céu, Ele deu este mandamento aos discípulos, chamando-o de “um novo mandamento” (Jo 13:34). Isso ocorre porque o tipo de amor com o qual eles estavam familiarizados sob o sistema Mosaico era amar seu próximo “como” a si mesmos (Lc 10:27). Mas agora, no Cristianismo, temos um novo e diferente ponto de referência; devemos amar uns aos outros “como” Cristo nos amou (Jo 15:10-12). Da perspectiva que João estava escrevendo – muito tempo depois de o Senhor caminhar neste mundo – ele se referiu a ele como “velho”.
V. 8 – Tendo dito isto, João diz: “Outra vez vos escrevo um mandamento novo, que é verdadeiro n’Ele e em vós; porque vão passando as trevas, e já a verdadeira luz alumia”. Isso soa como se João estivesse se contradizendo. Ele acabara de dizer que não tinha mandamento novo para entregar aos santos, mas agora ele diz que tem! O que ele quer dizer? É simplesmente que o antigo mandamento de amar uns aos outros deveria agora ser aplicado nas novas circunstâncias da nova dispensação que havia sido introduzida com a vinda do Espírito Santo. O novo mandamento não difere do antigo em substância. Como havia sido expresso em Cristo, agora encontrava sua expressão nos filhos de Deus. Consequentemente, João diz: “o qual é verdadeiro n’Ele e em vós” J. N. Darby observou: “Em outro sentido, era um mandamento novo, pois pelo poder do Espírito de Cristo, unindo-se a Ele e obtendo nossa vida d’Ele, o Espírito de Deus, manifestou o efeito desta vida “(Synopsis of the Books of the Bible, edição de Loizeaux, vol. 5, pág. 497). Assim, o antigo mandamento não perdeu seu frescor; foram as circunstâncias em que foi aplicado que o tornaram um novo mandamento.
Essa manifestação de amor nos filhos de Deus é a primícia de toda uma nova era de regeneração moral na Terra, que será estabelecida quando Cristo reinar em Seu reino – o Milênio (Mt 19:28). Antecipando esse dia, João diz: “vão passando as trevas, e já a verdadeira luz alumia”. A versão King James diz que as trevas “passaram”, mas, neste mundo, a ignorância quanto a Deus ainda não passou; devemos esperar pelo estabelecimento do Milênio para isso, quando a Terra estará cheia do conhecimento do Senhor (Is 11:9). Quando alguém olha em volta para as condições neste mundo hoje, ele pode estar inclinado a dizer que as trevas morais e espirituais estão aumentando, e não passando. Mas para aqueles que têm fé, eles veem as trevas em um processo de estarem passando porque “a verdadeira luz” começou a brilhar em Cristo e nos filhos de Deus, e isso é o precursor do que está por vir. Aquela luz que começou a brilhar agora nunca será extinta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o...