domingo, 20 de outubro de 2019

Gaio


Gaio

V. 1 – João abre com a saudação: “O ancião ao amado Gaio, a quem eu amo em verdade” (AIBB). Como a segunda epístola, João não se identifica, mas o estilo de escrever é inequivocamente seu. Ao contrário da segunda epístola, a pessoa a quem João escreve é nomeada; é dirigido “ao amado Gaio”. Seu nome aparece cinco vezes na Escritura (At 19:29, 20:4; Rm 16:23; 1 Co 1:14; 3 Jo 1), mas não se sabe se todos as menções que levam seu nome referem-se à mesma pessoa.
Vemos em Gaio um santo de mente espiritual cujos interesses estavam centrados no Senhor e em Seu povo. Quão louvável! Não é de se admirar porque João disse que o amava “em verdade”. A verdade é uma característica proeminente da epístola. Há: 
  • Amar em verdade (v. 1).
  • Manter a verdade (v. 3a – JND).
  • Andar na verdade (v. 3b).
  • Ajudar a verdade (v. 8).
  • Ter um bom testemunho da verdade (v. 12). 

V. 2 – Antes de recomendá-lo por seus esforços em ajudar os servos do Senhor, João menciona sua preocupação pela saúde de Gaio. Ele diz: “Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma”. Vemos aqui a terna preocupação do apóstolo pelo bem-estar pessoal de Gaio. Ensina-nos que devemos ter um cuidado genuíno um pelo outro em um nível natural, bem como em um nível espiritual. Enquanto a saúde física de Gaio estava minguando, sua saúde espiritual era boa. Nestes últimos dias, muitas vezes é o contrário! O desejo de João era que a saúde física de Gaio fosse igual à sua saúde espiritual, porque ele precisava de boa saúde para poder continuar seu ministério de ajudar os servos do Senhor.
Vs. 3-4 – João recomenda então Gaio por andar na verdade. Ele diz: “Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram e testificaram da verdade que há em ti, como tu andas na verdade. Não tenho gozo maior do que ouvir que meus filhos andam na verdade” (KJV). Os servos do Senhor que circulavam entre os santos relataram a benevolência de Gaio a João, e ele menciona como sendo uma prova viva da verdade estar “nele”. Ele não só tinha aprendido a verdade, mas ela se tornou parte integrante dele, e assim governava sua vida. Por isso, João fala dele como retendo “a verdade” e andando “na verdade”.
Incluindo Gaio entre aqueles que João classifica como “meus filhos” sugere que Gaio pode ter sido um dos convertidos de João. Paulo fala de Timóteo, Tito e Onésimo da mesma forma (1 Tm 1:2; 2 Tm 1:2; Tt 1:4; Fm 9); Pedro também fala de João Marcos dessa maneira (1 Pe 5:13).
Vs. 5-8 – Gaio não apenas amou a verdade, mas também amou os irmãos. Isso foi expresso em sua hospitalidade. João o recomenda por sua virtude, declarando: “Amado, procedes fielmente em tudo o que fazes para com os irmãos e para com os estranhos, que em presença da igreja testificaram do teu amor; aos quais, se conduzires como é digno para com Deus, bem farás; porque pelo Seu Nome saíram, nada tomando dos gentios. Gaio amava os santos e queria vê-los edificados na verdade, e assim, usou seus recursos materiais para ajudar aqueles que estavam ensinando a verdade. Não há indicação de que ele próprio tivesse um dom para o ministério público da Palavra, mas ele procurou ajudar aqueles que o faziam. Isso é louvável.
O versículo 5 na versão King James (e na ARC e ARF) parece indicar que havia duas classes de santos para os quais Gaio ministrava – irmãos e estrangeiros. Mas melhores versões traduzem o versículo como: “os irmãos, e isto fazes mesmo quando são estrangeiros” (ARA) indicando uma classe apenas. Eram irmãos que eram estrangeiros naquela área. Esses estrangeiros eram servos do Senhor, que saíram afora pregando o evangelho e ensinando a verdade, e Gaio exerceu hospitalidade para com eles. Ele seguiu a exortação dada em Hebreus 13:2: “Não vos esqueçais da hospitalidade aos estranhos [estrangeiros] (TB). Esses ministros itinerantes da Palavra prestaram testemunho do amor de Gaio “em presença da igreja”, e João o encorajou a continuar nesse bom trabalho de ministrar às suas necessidades temporais “como é digno para com Deus”.
Estes irmãos saíram com fé, confiando no Senhor para sustentá-los. Eles entenderam que não deveriam tomar “nada” dos gentios incrédulos, entre os quais pregavam, para não falsificar a graça de Deus aos olhos do mundo. Tal prática poderia ter dado aos perdidos uma base falsa sobre a qual repousar, pensando que eles poderiam ganhar salvação e favor de Deus por meio de boas obras (Rm 4:4-5; Ef 2:8-9; Tt 3:5). A prática destes servos de sair “nada tomando dos gentios” é ilustrada na figura de Eliseu, recusando os presentes de Naamã (2 Rs 5:5, 15-16). A Escritura indica que esses servos do Senhor devem ser apoiados pelos santos (1 Co 9:1-18; Gl 6:6; Fp 4:11-12; Hb 13:16). Isso é o que Gaio estava fazendo. As campanhas de arrecadação de dinheiro na Cristandade evangélica hoje desconsideram esse princípio; muitos regularmente imploram apoio financeiro de públicos mistos de pessoas salvas e perdidas. Toda essa atividade é repreendida pelo Senhor lidando com Geazi, que correu atrás de Naamã e recebeu um presente dele; ao fazê-lo, tornou-se leproso (2 Rs 5:20-27).
João acrescenta: “Portanto, aos tais [nós] devemos receber, para que sejamos cooperadores da verdade” (v. 8). Ao dizer “nós”, João estava indicando que todos os santos devem participar desse ministério como forem capazes de fazê-lo, e não o deixar a alguns poucos, como geralmente é a tendência. Disso vemos que a verdade e o amor marcaram a vida de Gaio e todos os santos se beneficiaram com isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o...