domingo, 20 de outubro de 2019

A TERCEIRA EPÍSTOLA DE JOÃO - INTRODUÇÃO


A TERCEIRA EPÍSTOLA DE JOÃO

INTRODUÇÃO


De muitas maneiras, a terceira epístola complementa a segunda. Na segunda epístola, somos informados sobre aqueles a quem não devemos receber ou ter comunhão e, na terceira epístola, somos informados sobre quem devemos receber e ter comunhão. Assim, uma porta fechada caracteriza a epístola anterior porque tem a ver com como devemos tratar os falsos mestres; enquanto uma porta aberta caracteriza esta terceira epístola porque tem a ver com como devemos tratar verdadeiros servos do Senhor que trazem a verdade. Colocado de uma maneira simples, todos os que detêm erro quanto à Pessoa de Cristo devem ser recusados, e todos os que ensinam a verdade quanto à Sua Pessoa e obra devem ser recebidos e ajudados de qualquer maneira que possamos auxiliá-los. Adequadamente, W. Kelly disse: “A palavra-chave da terceira epístola é ‘receber’, e a palavra-chave da segunda é ‘não receber’” (Exposition of the Epistles of John, pág. 408). Assim, as duas epístolas se contrabalançam.
Esta é a única “terceira” epístola da Bíblia. Se as “segundas” epístolas assumem o colapso e a ruína no testemunho Cristão, a existência de uma terceira epístola sugere que as condições arruinadas descritas nas segundas epístolas progrediram. Nesta terceira epístola, temos uma situação em uma assembleia que perdeu seu poder para lidar com o mal em seu meio. Um homem havia se levantado e assumido o controle da assembleia e estava usando-a para promover seus próprios interesses egoístas, e a assembleia não tinha poder administrativo para lidar com ele. Em condições normais, se um homem assim surgisse de tal maneira, a assembleia o controlaria e continuaria controlando-o depois disso. Mas neste caso, as coisas estavam em um estado tão debilitado que não havia poder moral ou espiritual na assembleia para restringir o homem. O apóstolo João escreve a Gaio para aconselhá-lo sobre essa situação conturbada.
Três homens são mencionados na epístola – Gaio, Diótrefes e Demétrio. Cada um serve para nos ensinar uma lição de como devemos andar em nossas assembleias locais nos últimos dias do testemunho Cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o...