A TERCEIRA EPÍSTOLA DE JOÃO
INTRODUÇÃO
De muitas maneiras, a
terceira epístola complementa a segunda. Na segunda epístola, somos informados
sobre aqueles a quem não devemos receber ou ter comunhão e, na terceira
epístola, somos informados sobre quem devemos receber e ter comunhão.
Assim, uma porta fechada caracteriza a epístola anterior porque tem a
ver com como devemos tratar os falsos mestres; enquanto uma porta aberta
caracteriza esta terceira epístola porque tem a ver com como devemos tratar
verdadeiros servos do Senhor que trazem a verdade. Colocado de uma maneira
simples, todos os que detêm erro quanto à Pessoa de Cristo devem ser recusados,
e todos os que ensinam a verdade quanto à Sua Pessoa e obra devem ser recebidos
e ajudados de qualquer maneira que possamos auxiliá-los. Adequadamente, W.
Kelly disse: “A palavra-chave da terceira epístola é ‘receber’, e a
palavra-chave da segunda é ‘não receber’” (Exposition of the Epistles of
John, pág. 408). Assim, as duas epístolas se contrabalançam.
Esta é a única “terceira”
epístola da Bíblia. Se as “segundas” epístolas assumem o colapso e a ruína no
testemunho Cristão, a existência de uma terceira epístola sugere que as
condições arruinadas descritas nas segundas epístolas progrediram. Nesta
terceira epístola, temos uma situação em uma assembleia que perdeu seu poder
para lidar com o mal em seu meio. Um homem havia se levantado e assumido o
controle da assembleia e estava usando-a para promover seus próprios interesses
egoístas, e a assembleia não tinha poder administrativo para lidar com ele. Em
condições normais, se um homem assim surgisse de tal maneira, a assembleia o
controlaria e continuaria controlando-o depois disso. Mas neste caso, as coisas
estavam em um estado tão debilitado que não havia poder moral ou espiritual na assembleia
para restringir o homem. O apóstolo João escreve a Gaio para aconselhá-lo sobre
essa situação conturbada.
Três homens são
mencionados na epístola – Gaio, Diótrefes e Demétrio. Cada um serve para nos
ensinar uma lição de como devemos andar em nossas assembleias locais nos
últimos dias do testemunho Cristão.