Diótrefes
Vs. 9-10 – Em nítido
contraste com a conduta de Gaio, João menciona Diótrefes. Ele diz: “Tenho
escrito à igreja [assembleia – JND]; mas
Diótrefes, que procura ter entre eles o primado [gosta
da primazia entre eles – TB], não nos recebe. Pelo que, se eu for, trarei à memória as obras que
ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto,
não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da
igreja [assembleia – JND]”. H. Smith disse: “Se em Gaio temos um
belo exemplo de um santo governado pela verdade, em Diótrefes temos uma solene
advertência de como toda a vida Cristã pode ser prejudicada por vaidade não
julgada da carne” (The Epistles of John, pág. 43).
Diótrefes não respeitava
o apóstolo João, e em vez de receber os servos itinerantes do Senhor, ele os
rejeitava, e proibia aqueles que, como Gaio, o faziam – até mesmo ao ponto de
expulsá-los da assembleia! É claro que ele era um homem ciumento. Ele via João
e os irmãos que cuidavam da Palavra como rivais que precisavam ser eliminados.
Ele se ressentia de qualquer ministério de fora, trazido por aqueles que
viajavam, vendo-o como uma interferência. F. B. Hole sugere que sua razão para
rejeitar esses irmãos pode ter sido que ele os tenha visto como “homens não
autorizados, e que ele estava preservando o que era ordeiro e oficial” – mas
era realmente apenas um caso de ciúmes (Epistles, vol. 3, pág. 194).
Diótrefes era um ancião
que tinha saído do controle. O homem era “um pequeno papa” que procurava
controlar tudo e todos na assembleia. Estava fazendo o que o apóstolo Pedro
advertiu os anciãos a não fazer – ele estava dominando o rebanho (1 Pe 5:3).
Inflado com orgulho e importância própria, imaginava que o rebanho de Deus era
o seu rebanho! Gaio era caracterizado pelo amor, mas esse homem era marcado por
um tipo completamente diferente de amor – era o amor próprio. João diz: Ele “gosta
da primazia”. Ao longo dos anos, muitos têm seguido o exemplo de egocentrismo
de Diótrefes, e as assembleias têm sido, consequentemente, dilaceradas. Que nos
seja um aviso.