domingo, 20 de outubro de 2019

AMOR DIVINO PROVADO POR NOSSA OBEDIÊNCIA (Cap. 5:1-3)


AMOR DIVINO PROVADO POR NOSSA OBEDIÊNCIA (Cap. 5:1-3)

Isso conduz naturalmente à próxima prova de João – o teste da obediência. Ele diz: “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que d’Ele é nascido. Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e guardamos os Seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os Seus mandamentos; ora, os Seus mandamentos não são penosos” (ARA). Se alguém é verdadeiramente nascido de Deus, ele crerá em Cristo e amará a Deus; ele provará sua realidade amando todos os que são gerados por Deus – isto é, seus irmãos (v. 1). Nota: João não diz que alguém se torna nascido de Deus por crer que Jesus é o Cristo. Isso seria “colocar o carro na frente dos bois”. Seria fazer um novo nascimento um resultado de alguém receber a Cristo. A verdade é que uma pessoa não crê no Senhor Jesus para nascer de novo; ela crê n’Ele porque nasceu de novo (Jo 1:12-13). Quanto à ordem dessas coisas, Deus começa a obra na alma de uma pessoa ao transmitir soberanamente a vida por meio de um novo nascimento, e então a pessoa recebe fé para crer no evangelho e ser salva (Ef 2:8). Sem essa obra inicial de Deus nas almas em novo nascimento, ninguém viria a Cristo para ser salvo (Jo 6:44).
Provamos que amamos a Deus e a Seus filhos por nossa obediência aos mandamentos de Deus (v. 2). Amor que compromete princípios não é amor divino. O amor divino nunca suplantará a obediência. Se realmente tivermos o amor de Deus em nós, obedeceremos aos princípios de Sua Palavra, mesmo que isso signifique repreender ou separar-se de um crente que anda em vontade própria. Para a pessoa que ama a Deus e possui Sua natureza, Seus mandamentos não serão “penosos” porque ele tem uma nova natureza que quer fazer a vontade de Deus (v. 3). Quando Sua vontade nos é revelada por meio de Seus mandamentos, a nova vida em nós se deleita em fazê-la. Ser solicitado a fazer algo que queremos fazer não é inconveniente.
Assim, temos três coisas aqui que marcam todo verdadeiro filho de Deus: 
  • Fé em Cristo (v. 1a).
  • Amor por Deus (v. 1b).
  • Amor para com os nascidos de Deus (v. 2).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o...