domingo, 20 de outubro de 2019

AMOR DIVINO PROVADO POR VENCER O MUNDO (Cap. 5:4-5)


AMOR DIVINO PROVADO POR VENCER O MUNDO (Cap. 5:4-5)

João passa a falar de uma última coisa que é uma prova de que o amor de Deus habita no crente e que este é um verdadeiro filho de Deus – quando esse amor, desfrutado na alma, livra o crente do mundo e de suas atrações. João diz: “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?” (A palavra “Porque” aqui conecta esses dois versículos com a passagem anterior concernente ao amor de Deus).
Aprendemos com essa passagem que a “vitória” sobre o mundo e seu poder de nos desviar de fazer a vontade de Deus é efetuada por duas coisas: em primeiro lugar, há o que Deus faz ao nos comunicar a vida divina por meio do novo nascimento. Essa nova vida tem a capacidade de desfrutar de coisas divinas que são infinitamente melhores que as coisas deste mundo. Em segundo lugar, há o que nós devemos fazer, que é ter os olhos da nossa fé fixados em Cristo, o Filho de Deus, o centro do mundo acima. Isso mostra que nossa vitória sobre o mundo não é toda uma obra que Deus faz; nós também temos uma parte de responsabilidade nela. Devemos participar com Ele nesta vitória.
Percebemos disto que possuir a vida divina não é suficiente em si mesma para libertar uma pessoa do mundo; essa vida precisa de um Objeto – “Jesus ... o Filho de Deus”. Quando a fé do crente se apodera da cena acima, que o Senhor chamou: “o mundo vindouro e a ressurreição” (Lc 20:35), este mundo presente perde o seu charme. Tendo um Objeto mais brilhante diante de nossas almas, as atrações desse pobre mundo perdem sua atração por nós porque provamos algo incomparavelmente melhor.

Ó pompa e glória mundana, seus encantos são difundidos em vão!
Eu ouvi uma história mais doce! Eu encontrei algo muito mais vero!
Onde Cristo um lugar prepara, lá é que está minha amada mansão;
Ali fitarei meu amado Jesus: e habitarei com o Deus verdadeiro.
                                                                       Hinário The Little Flock nº 16 - Apêndice

A “fé” de que João fala aqui no versículo 4 não é fé para ser salvo da pena de nossos pecados, mas fé para viver a vida Cristã (2 Co 5:7; Gl 2:20), que tem como seu objetivo Cristo em glória (Fp 3:14). Também aprendemos com isso que a vitória sobre o mundo não é conseguida por nos retirarmos da sociedade – ou seja, nos isolando em um mosteiro. Isolamento não é a resposta. Também não é garantida por imposições de leis e regras de conduta sobre nós mesmos, que são meras ferramentas externas. Como João mostra aqui, é uma questão de o coração estar comprometido com Cristo e com o amor de Deus. Quando a fé opera em nossas vidas e nós, por meio da comunhão com as Pessoas divinas, desfrutamos das coisas celestiais, a influência do mundo perde seu poder sobre nós, e ganhamos a vitória sobre ele, afastando-nos dele.
O caminho de vitória de Deus sobre o mundo pode ser visto na vida de Moisés. “Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ele perseverou, como vendo aqu’Ele que é invisível” (Hb 11:27 – JND). Sua fé apoderou-se daqu’Ele que é invisível, considerado Seu vitupério como sendo “maiores riquezas ... do que os tesouros do Egito” (Hb 11:26), e assim, ele foi levado a se afastar do Egito (um tipo deste mundo). Tendo algo diante dele que era maior do que qualquer coisa que o faraó tinha a oferecer, a escolha de desistir do Egito e separar-se dele era simples.
Este princípio divino pode ser usado para testar a profissão de um homem. Se o amor divino desfrutado na alma liberta o crente do mundo, o inverso também será verdadeiro. Se uma pessoa professa ser um filho de Deus, mas vive habitualmente na busca de coisas mundanas e vive em princípios mundanos, é um forte indicador de que ele pode não ser verdadeiro, mas um professante vazio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o...