domingo, 20 de outubro de 2019

JOVENS (vs. 14b-17)


JOVENS (vs. 14b-17)

Passando para os jovens, ele diz: “Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a Palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno”. Eles são elogiados por duas coisas: “sois fortes” (espiritualmente) e “vencestes” os estratagemas[1] do diabo (Ef 6:11 – tradução de W. Kelly). João falou dos jovens que venceram o iníquo no versículo 13, mas aqui ele nos dá o segredo de sua vitória – tendo a Palavra de Deus permanecendo “neles”. Isso vai além de simplesmente conhecer a Palavra, mas inclui digeri-la e, consequentemente, tê-la como parte integrante de nossos seres, para que a Palavra governe nossos movimentos neste mundo. Nesse caso, as tentativas do diabo, em fazer tropeçar o crente, são derrotadas. Quando a Palavra de Deus habita em um crente na maneira como João fala, ele não renunciará à verdade, mesmo que os outros à sua volta possam estar abandonando. Sua força em vencer o iníquo é derivada de sua adesão aos princípios da Palavra de Deus, e não de força moral e hábil raciocínio humanos.




[1] N. do T.: “Stratagema” em grego, significa manobra, tática ou ardil utilizados numa guerra com o intuito de enganar, sabotar ou confundir, e assim subjulgar o oponente ou inimigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o...