domingo, 20 de outubro de 2019

Vários Estágios de Crescimento na Família


Vários Estágios de Crescimento na Família

Em um parêntese, João aborda duas vezes os vários membros da família. A primeira vez é para identificar os vários níveis de realização espiritual que cada um alcançou. Na segunda vez, ele exorta cada um de acordo com os perigos específicos que eles provavelmente enfrentariam em seu nível alcançado. Ele usa “pais”, “jovens” e “filhinhos” [“filhos” – JND] como figuras para indicar vários estágios de crescimento na família. Ele não está falando deles literalmente; portanto, as irmãs seriam incluídas nessas categorias. É digno de nota que, embora João mencione homens jovens, ele não menciona homens idosos, o que implicaria declínio espiritual. A vida eterna desfrutada em comunhão com o Pai e o Filho não conhece declínio. Nas coisas divinas, uma pessoa pode ter uma idade bem avançada fisicamente, mas ainda estar cheia de vitalidade espiritual. Calebe é um tipo disso (Js 14:10-11).

PAIS (v. 13a)

João diz: “Pais, escrevo-vos, porque conhecestes aqu’Ele que é desde o princípio”. “Pais” representa os membros da família que são Cristãos adultos e amadurecidos. Essa palavra aos pais nos mostra que a mais alta realização que se pode alcançar na experiência Cristã é a familiaridade pessoal com Cristo – “Aqu’Ele que é desde o princípio”. Nota: ele diz: “conhecestes aqu’Ele”. Ele não diz: “Você está maduro porque tem muito conhecimento bíblico”. Não pretendemos minimizar o conhecimento bíblico, pois o entendimento das Escrituras é um componente importante do crescimento espiritual (1 Pe 2:2) – mas isso em si não produz a maturidade Cristã.
Conhecer aqu’Ele que é desde o princípio, associado com o conhecimento da verdade, é o que leva à maturidade Cristã. Os jovens e os filhinhos conhecem a Cristo também, é claro. Eles O conhecem como seu Salvador, e são gratos por isso, mas os pais O conhecem de maneira mais profunda, por terem passado tempo em comunhão com Ele. Eles alcançaram um estágio de crescimento espiritual em suas vidas, onde Cristo é tudo para eles. Eles abandonaram as ambições e objetivos mundanos e estão focados em uma coisa – Cristo e Seus interesses. Paulo exemplifica isso, dizendo: “mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo [objetivo – JND], pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. (Fp 3:13-14). O objetivo de um Cristão adulto é triplo: 
  •  “Conhecê-Lo” (Fp 3:10).
  •  Ser “como Ele” (1 Jo 3:2).
  •  Estar “com Ele” (1 Ts 5:10). 

Assim, ao falar de pais, João não está se referindo a quanto tempo uma pessoa tem sido Cristã, mas ao seu nível de maturidade em coisas divinas. É bem possível que uma pessoa tenha sido Cristã por muitos anos e, no entanto, não ser um pai no sentido em que João fala aqui. Há muitos que foram salvos há já um longo tempo, mas ainda são bebês espirituais porque dedicaram pouco tempo e exercício nas coisas espirituais.

JOVENS (v. 13b)

Em seguida, João diz: “Jovens, escrevo-vos, porque vencestes o maligno”. Isso se refere a uma classe de crentes que não são bebês em Cristo, mas não tiveram a profundidade de experiência pessoal com Cristo que os pais têm. Eles são marcados pelo vigor espiritual e por vencerem Satanás, “o maligno”. Isso não significa que Satanás não seja mais uma força a ser considerada, mas que eles têm escapado das artimanhas do diabo. O versículo 14 nos diz como – pela “Palavra de Deus”. Assim, por sua obediência aos princípios da Palavra de Deus, eles derrotaram suas artimanhas, como fez o Senhor quando foi tentado pelo diabo no deserto (Mt 4:1-11). Isto requer familiaridade com as Escrituras que eles evidentemente têm.

FILHINHOS (v. 14 – ARA)

Por último, João diz: “Filhinhos, eu vos escrevi, porque conheceis o Pai”. A palavra grega traduzida “filhinhos” (“paidion) aqui e no versículo 18 não é a mesma palavra traduzida “filhinhos” (“teknion) nos versículos 12 e 28. Aqui, a palavra está no diminutivo e, portanto, “filhinhos” está de acordo com o texto. Está se referindo àqueles que são novos na fé – recém salvos. Mais uma vez, ele não está falando da idade física; uma pessoa poderia ser salva no final da vida e, nesse sentido, seria um bebê em Cristo, pois todos nós entramos na vida Cristã como filhinhos.
Os filhinhos são marcados por conhecerem Deus como seu pai. Aqueles nessa fase não têm um conhecimento prático da Palavra de Deus (as Escrituras) como os jovens têm, simplesmente porque não tiveram tempo para se estabelecer na Palavra, sendo novos na fé. Mas eles têm a coisa mais elementar do Cristianismo – eles conhecem a Deus como seu Pai. Por isso, conhecer o Pai (como fazem os filhinhos) marca o início da experiência Cristã, mas conhecer a Cristo (como os pais o fazem) é o ápice da experiência Cristã.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o...