domingo, 20 de outubro de 2019

CRESCIMENTO NA FAMÍLIA DE DEUS - Um parêntese - Capítulo 2:12-28


CRESCIMENTO NA FAMÍLIA DE DEUS
Um parêntese
Capítulo 2:12-28

Neste ponto da epístola, João abandona o exame das características da natureza de Deus sendo replicadas em Seus filhos para falar de vários estágios de crescimento na família de Deus. Ele parece antecipar alguém perguntando: “Por que alguns filhos carregam as características da natureza divina distintamente e outros não?” Em um longo parêntese (vs. 12-28), João mostra que todos os filhos estão em diferentes estágios de crescimento. Aqueles novos na fé (recentemente salvos) ainda terão algumas das marcas do mundo em seus caminhos e maneiras, e isso tende a obscurecer as características da natureza divina neles. Isso não significa que eles não sejam realmente crentes, mas que eles carecem de desenvolvimento moral devido à sua infância espiritual. Moisés é uma figura disso. Quando ele se levantou em fé e abandonou o Egito (um tipo do mundo), ele veio para o deserto, onde ele foi confundido ao se parecer com um egípcio (Êx 2:19; Hb 11:24-27). Ele era um verdadeiro filho de Deus, mas havia algo no modo como ele se vestia e agia que levava aqueles que o viam a pensar que ele era um egípcio.
Os versículos 12 e 28 funcionam como suportes para este parêntese. O versículo 12 aborda o fato de que aqueles a quem João está prestes a se dirigir são verdadeiramente filhos de Deus – provados pelo fato de que seus pecados são perdoados, uma bênção comum de todos na família. O versículo 28 confirma que eles são filhos e é uma exortação a permanecer n’Ele tendo em vista a Sua vinda. Em ambos os versículos, a palavra “filhinhos” (na KJV) não deveria estar no texto. João está se dirigindo à família toda de Deus, não apenas àqueles jovens na fé. João usa a palavra “filhos” (JND) nesses dois versículos como um termo de afeto, não para indicar a infância espiritual.
V. 12 – Ele diz: “Eu vos escrevo, filhos, porque vossos pecados estão perdoados por causa do Seu nome” (JND). O perdão dos pecados é uma bênção Cristã que temos em Cristo (At 5:31, 10:43, 13:38, 26:18; Ef 1:7, 4:32, etc.). Refere-se ao julgamento de nossos pecados sendo eternamente removidos por meio da fé na obra consumada de Cristo na cruz. Como resultado, temos um conhecimento consciente de que nossos pecados se foram diante dos olhos de Deus porque nossas consciências foram purificadas de culpa (Hb 9:14, 10:2, 22). Os santos do Velho Testamento não tinham essa bênção. Por intermédio da paciência de Deus, seus pecados foram expiados pela obra de Cristo na cruz (Rm 3:25), mas eles não tinham conhecimento disso enquanto estavam vivos, porque Cristo ainda não tinha vindo para aniquilar o pecado pelo sacrifício de Si mesmo (Hb 9:26). Como resultado, eles viveram com um grau de incerteza quanto ao julgamento de seus pecados (Sl 25:7, etc.). O único tipo de perdão que eles conheciam era o perdão governamental (Lv 4, etc.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o...