domingo, 20 de outubro de 2019

Falsos Mestres


Falsos Mestres
Cap. 4:1 – Tendo introduzido o assunto do Espírito Santo habitando nos filhos de Deus no capítulo 3:24, João se apressa em nos advertir neste capítulo sobre os muitos espíritos falsos que estão por todo o mundo tentando imitar o Espírito de Deus. Ele diz: “Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo”. Seu ponto aqui é que, já que é “a última hora” e muitos anticristos estão em atividade (cap. 2:18), precisamos ter cuidado quanto a quem escutamos. Não devemos crer “em todo espírito”. Isso significa que não devemos ser ingênuos e pensar que só porque um homem fala da Bíblia que está necessariamente falando a verdade. Uma coisa é falar das Escrituras e outra é falar de acordo com as Escrituras. Satanás nunca é mais satânico em sua atividade do que quando usa as Escrituras para enganar as pessoas. Ele é bem capaz de citar a Palavra de Deus e aplicá-la erroneamente para alcançar o seu fim de desviar as pessoas (Mt 4:6). O apóstolo Paulo advertiu: “E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça” (2 Co 11:13-15).
Com isso em mente, João nos exorta a submeter à prova “os espíritos”. Ele não usa a palavra “espíritos” para indicar a atitude ou conduta dos mestres (Dn 5:12, 6:3), mas sim para indicar que por trás de todo mestre há um espírito real – seja o Espírito de Deus (At 2:4) ou um espírito maligno (2 Cr 18:21). Paulo predisse que nos “últimos tempos” haveria “espíritos sedutores” (KJV) na casa de Deus que introduziriam o erro doutrinário, e que os falsos mestres absorveriam e propagariam essas doutrinas errôneas, e desencaminhariam muitos (1 Tm 4:1). Esses mestres geralmente têm uma aparência agradável com o qual as pessoas ficam encantadas e são enganadas (Rm 16:18). Eles podem se parecer com ovelhas, mas são realmente “lobos vestidos como ovelhas”. O Senhor nos avisou sobre esses obreiros malignos (Mt 7:15). Assim, não é apenas a maneira de eles serem que devemos testar (o que João fez em suas provas e contraprovas anteriores), mas também a mensagem deles. Isto é especialmente verdade quando se trata da “doutrina de Cristo” (2 Jo 9), pois é onde os espíritos malignos que inspiram esses falsos profetas se expõem. No momento em que abrem suas bocas e ensinam sobre o tema da Pessoa de Cristo, revelam seu verdadeiro caráter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o...