segunda-feira, 12 de agosto de 2019

O Perigo de Interpretar o Ministério de João Usando a Terminologia de Paulo


O Perigo de Interpretar o Ministério de João Usando a Terminologia de Paulo

Outro problema que levou muitos a entender mal o ministério de João foi tentar interpretar seus termos e expressões usando os pensamentos de Paulo. Isto é, João poderá usar uma palavra que Paulo usa, mas de uma maneira diferente; se isso não for levado em consideração, entenderemos mal a passagem. Assim, vem o ditado muitas vezes repetido: “Não transfira a terminologia de Paulo para o ministério de João”. Por exemplo, Paulo usa a palavra “andar” para indicar a prática Cristã (Gl 5:16; Ef 4:1, 5:2, 8, 15, etc.); ele leva em consideração a possibilidade de que os Cristãos andem mal, ao passo que João nunca considera assim. Ele vê todos os crentes como andando na luz – quer estejam indo bem, em um bom estado, ou não. Eles podem virar as costas para a luz e não viver de acordo com ela, e se o fizerem, a luz brilhará em suas costas, porque os crentes estão sempre na luz. Assim, João não fala de como andamos, mas de onde andamos.
Outro exemplo é o modo pelo qual os dois apóstolos usam o termo “crianças” (JND). Em Gálatas 4:1-7, Paulo o usa para indicar alguém que está no terreno do Velho Testamento; ele é nascido de Deus, mas não é habitado pelo Espírito Santo. Enquanto João usa a palavra para descrever um crente em terreno Cristão sendo habitado pelo Espírito Santo (1 Jo 2:20, 28, 3:24, 4:13).
Outro exemplo é o modo pelo qual Paulo e João usam a palavra “em” relacionada ao crente e ao Senhor. A frase característica de Paulo “em Cristo” não deve ser equiparada a “n’Ele” (em Ele) de João. Paulo está se referindo à posição de aceitação do Cristão no próprio lugar em que Cristo está diante de Deus (Ef 2:6), enquanto João fala da nossa conexão com Cristo em vida e comunhão (Jo 14:20, 15:4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o...