segunda-feira, 12 de agosto de 2019

O Estilo Abstrato dos Escritos de João


O Estilo Abstrato dos Escritos de João

O apóstolo João escreve de uma maneira única. A chave para entender suas declarações é ver que ele enxerga as coisas abstratamente. J. N. Darby disse: “Se alguém não puder ver tais declarações abstratamente, ele nunca as entenderá” (Notes and Jottings, pág. 36). F. B. Hole definiu a palavra “abstrato” da seguinte forma: “Quando falamos abstratamente, propositadamente eliminamos de nossas mentes e linguagem todas as considerações qualificantes, a fim de que possamos mais claramente definir a natureza essencial da coisa da qual falamos” ( Epistles, vol. 3, pág. 161). Assim, poderíamos dizer: “A cortiça flutua”. Ao afirmar isso, estamos falando do que a cortiça faz caracteristicamente. Não estamos levando em consideração que ela poderia ser afundada na água se amarrássemos algo pesado a ela para mantê-la no fundo. Em condições normais, a cortiça flutua. Da mesma forma, João fala de coisas em sua essência – isto é, como elas são caracterizadas sem se referir a qualquer pessoa, coisa ou situação específica. Ele examina as características da vida eterna por aquilo que normalmente a caracteriza, não por aquilo que alguém faz com aquela vida que não é característico dela. Devido a um estado precário, essas características podem ser, às vezes, obscurecidas em nós, mas João não leva isso em consideração quando vê as características dessa vida.
J. N. Darby disse: “Todas as declarações de João são absolutas. Ele nunca as modifica trazendo dificuldades ou obstáculos que possamos ter no corpo. “Aquele que é nascido de Deus”, diz ele no capítulo 3, “não pratica pecado” (JND). Ele está falando ali de acordo com a própria essência da natureza. A natureza divina não pode pecar. Não é uma questão de progresso ou grau, mas ele não pode pecar porque ele é nascido de Deus. João sempre declara isso em sua própria incondicionalidade, de acordo com a própria verdade. Podemos falhar em mantê-la, mas o apóstolo não considera essas modificações, mas somente a verdade em si” (Collected Writings, vol. 28, pág. 214). Assim, João fala dos crentes como estando excelentemente ou idealmente – isto é, o que eles são quando andam no poder do Espírito e no gozo da vida eterna. Ele não os vê como sendo menos do que isso. Ele escreve sem meio termo na discussão. É a luz ou as trevas, a vida ou a ausência de vida, amor ou ódio, etc. Isso deve ser mantido em mente ao ler a epístola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o...