O Testemunho dos Homens e o Testemunho de Deus
Cap. 5:9-12 – João traz
algo mais dizendo: “Se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho
de Deus é maior; porque o testemunho de Deus é este, que de Seu Filho
testificou. Quem crê no Filho de Deus em si mesmo tem o testemunho; quem em
Deus não crê, mentiroso O fez; porquanto não creu no testemunho que Deus de Seu
Filho deu”. João aponta para
mais duas testemunhas: “o testemunho dos homens” e “o testemunho de
Deus”. O testemunho dos homens é o testemunho objetivo que veio a
nós por meio do evangelho a respeito de Jesus, o Filho de Deus (Lc 24:48; At 1:8,
3:15, 5:32, 10:39). Os homens anunciaram as boas novas para nós e nos disseram
que, ao receber a Cristo como nosso Salvador, teríamos a salvação eterna. Tendo
recebido seu testemunho e crido em Cristo, provamos isso como verdade, porque
foi confirmado em nossas almas por um testemunho ainda maior – o testemunho de
Deus. Deus deu testemunho de Sua graça salvadora em Seu Filho, dando ao crente
um profundo e inegável sentido em sua alma de que ele passou da morte para a
vida (Jo 5:24; 1 Jo 3:14). Isto é o que João quer dizer, ao falar que os crentes
têm esse testemunho “em si mesmos”. É um testemunho subjetivo
confirmado em nossa alma pelo gozo da vida eterna – que é ter comunhão
consciente com o Pai e o Filho (Jo 17:3). Por isso, João diz: “E o
testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em Seu Filho”.
Assim, a vida eterna desfrutada na alma é uma prova prática da salvação de
nossas almas.
Novamente, diga ao
crente, que vive em feliz comunhão com o Pai e o Filho, que aquilo que ele está
experimentando não é verdadeiro, e a sugestão do opositor será rejeitada
imediatamente. Todo crente que anda no Espírito em comunhão com Deus sabe, por
experiência prática, que a sugestão é falsa; ele tem a prova viva em si mesmo.
Por outro lado, a
pessoa que simplesmente professa ser um filho de Deus não terá este testemunho nele,
porque ele não creu verdadeiramente no “testemunho” que Deus deu de Seu
Filho (v. 10). De acordo com o estilo abstrato de João, ele dá a conclusão simples:
“Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida”
(v. 12)