domingo, 20 de outubro de 2019

O Testemunho dos Homens e o Testemunho de Deus


O Testemunho dos Homens e o Testemunho de Deus

Cap. 5:9-12 – João traz algo mais dizendo: “Se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior; porque o testemunho de Deus é este, que de Seu Filho testificou. Quem crê no Filho de Deus em si mesmo tem o testemunho; quem em Deus não crê, mentiroso O fez; porquanto não creu no testemunho que Deus de Seu Filho deu”. João aponta para mais duas testemunhas: “o testemunho dos homens” e “o testemunho de Deus”. O testemunho dos homens é o testemunho objetivo que veio a nós por meio do evangelho a respeito de Jesus, o Filho de Deus (Lc 24:48; At 1:8, 3:15, 5:32, 10:39). Os homens anunciaram as boas novas para nós e nos disseram que, ao receber a Cristo como nosso Salvador, teríamos a salvação eterna. Tendo recebido seu testemunho e crido em Cristo, provamos isso como verdade, porque foi confirmado em nossas almas por um testemunho ainda maior – o testemunho de Deus. Deus deu testemunho de Sua graça salvadora em Seu Filho, dando ao crente um profundo e inegável sentido em sua alma de que ele passou da morte para a vida (Jo 5:24; 1 Jo 3:14). Isto é o que João quer dizer, ao falar que os crentes têm esse testemunho “em si mesmos”. É um testemunho subjetivo confirmado em nossa alma pelo gozo da vida eterna – que é ter comunhão consciente com o Pai e o Filho (Jo 17:3). Por isso, João diz: “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em Seu Filho”. Assim, a vida eterna desfrutada na alma é uma prova prática da salvação de nossas almas.
Novamente, diga ao crente, que vive em feliz comunhão com o Pai e o Filho, que aquilo que ele está experimentando não é verdadeiro, e a sugestão do opositor será rejeitada imediatamente. Todo crente que anda no Espírito em comunhão com Deus sabe, por experiência prática, que a sugestão é falsa; ele tem a prova viva em si mesmo.
Por outro lado, a pessoa que simplesmente professa ser um filho de Deus não terá este testemunho nele, porque ele não creu verdadeiramente no “testemunho” que Deus deu de Seu Filho (v. 10). De acordo com o estilo abstrato de João, ele dá a conclusão simples: “Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida” (v. 12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o...