domingo, 20 de outubro de 2019

O EPÍLOGO - Cap. 5:6-21


O EPÍLOGO
Cap. 5:6-21

Confirmação da Obra de Deus nos Crentes Sobre a Qual Sabem que Têm Vida Eterna

Os santos nos dias de João estavam sendo bombardeados por mestres anticristãos que procuravam abalar sua confiança na verdade que haviam recebido dos apóstolos e no relacionamento que mantinham com o Pai e o Filho por meio da vida eterna. João é, portanto, levado a encerrar a epístola com um número de testemunhas e provas que confirmam a realidade dessas coisas em que foram trazidas. J. N. Darby disse: “Vendo que havia sedutores que se esforçavam para desviá-los como deficientes em algo importante, e se apresentavam como possuidores de alguma luz superior – João aponta para eles as marcas da vida eterna, a fim de reafirmá-los; desenvolvendo a excelência dessa vida e de sua posição de desfrutá-la; e para que eles pudessem entender que Deus havia dado a eles, para que eles não fossem de forma alguma abalados em suas mentes” (Synopsis of the Books of the Bible, edição de Loizeaux, vol. 5, pág. 536).
No corpo da epístola, João deu uma série de provas e contraprovas para ajudar os santos a identificar aqueles que eram verdadeiros e os que não eram. Agora, antes de encerrar a epístola, ele emprega mais um tempo para lhes dar um número de testemunhos que confirmam a realidade da obra de Deus em suas próprias almas, e assim lhes dão segurança quanto à possessão da vida eterna por eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segue o...