3) SODOMA E GOMORRA – Imoralidade (vs.
7-10).
O descontentamento e a rebelião contra a
ordem natural de Deus na criação terminarão em imoralidade. Sodoma e Gomorra
são citadas para ilustrar esse mal (Gn 19). Judas diz: “assim como Sodoma, e
Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se corrompido como aqueles e
ido após outra carne, foram postas por exemplo,
sofrendo a pena do fogo eterno”.
Judas se refere à homossexualidade deles por terem “ido após outra carne [carne estranha – KJV]”. A versão King James chama
de “carne estranha” porque essa união profana é completamente estranha à
ordem moral de Deus na criação. Seu ponto é que a Cristandade será marcada por
ter aqueles que terão se entregado a esse tipo de pecado, mas, ao mesmo tempo,
professarão ser Cristãos! Quão incrivelmente incongruente é associar tal pecado
ao santo nome de Cristo! Isso não significa que toda pessoa estará envolvida em
imoralidade, mas será tão predominante nas fileiras Cristãs nos últimos dias
que as pessoas a tolerarão e até a defenderão. Hoje, muitos pastores da Igreja,
embora não estejam pessoalmente envolvidos em imoralidade, permitem isso em
suas igrejas, e até desculparão aqueles que estão assim engajados – até mesmo o
pecado da homossexualidade!
Vs. 8-10 – Esses “sonhando,
contaminam a sua carne” com suas práticas imorais. Esse pecado é descrito
pelo apóstolo Paulo em Romanos 1. A diferença entre as duas passagens é que
Paulo está falando dos pagãos fora da comunidade Cristã, enquanto Judas
está falando daqueles que professam ser Cristãos. Essas pessoas dizem
ser Cristãs!
Eles também “rejeitam
a dominação [autoridade
– AIBB]”. Sendo rebeldes
contra Deus, eles naturalmente se rebelam contra as instituições governamentais
que são estabelecidas por Deus (Rm 13:1). Eles manifestam quando “vituperam
as dignidades [difamam
autoridades superiores – ARA]”.
Judas nos diz que isso é algo que o arcanjo Miguel não ousaria fazer – mesmo
que fosse em relação ao nosso inimigo, o diabo! Isso mostra que o diabo, embora
já caído, havia outrora sido de alta dignidade entre os anjos e, até que ele
seja finalmente julgado por Deus, sua dignidade deve ser respeitada. Mesmo uma
dignidade angélica tão alta como a do arcanjo Miguel, respeitava isso. Por
isso, ele não se encarregou de repreender o diabo, mas deixou que o Senhor o
fizesse, dizendo: “O Senhor te repreenda” (v. 9). Embora caído, Satanás
ainda tem imenso poder. Devemos respeitar seu poder, mas não precisamos
temê-lo. De fato, nos é dito: “resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tg
4:7). Mas em nenhum momento devemos trazer “juízo de maldição contra ele”.
O motivo de discórdia
naquela ocasião foi o local de enterro de Moisés. O propósito de Satanás era
provavelmente erigir um santuário em memória de Moisés e assim enlaçar o povo
de Israel na idolatria (compare 2 Rs 18:4). Deus, portanto, conduziu um enterro
secreto de seu corpo no “vale de Moabe” (Dt 34:5-6). (Nota: “arcanjo”
está no singular; há apenas uma dessas criaturas. Da mesma forma, “diabo”
na Escritura está sempre no singular. A versão King James (e a ARC em Dt 32:17),
no entanto, ocasionalmente dirá “diabos”, mas deve ser traduzido como “demônios”. Há um diabo, mas muitos demônios).
Judas acrescenta: “Estes,
porém, dizem mal do que não sabem; e, naquilo que naturalmente [por mera natureza – JND] conhecem,
como animais irracionais, se corrompem” (v. 10). A palavra “por
mera natureza” refere-se aos instintos animais. Isso mostra que essas
pessoas moralmente corruptas deveriam conhecer melhor ao observar o reino
animal (Jó 12:7), pois os animais não se rebaixam dessa maneira. Mas eles
desconsideram o testemunho da natureza e se corrompem. Em resumo, seu mal é
duplo:
- Em coisas espirituais, eles trazem “juízo de maldição” contra a verdade (v. 9).
- Em coisas naturais eles “se corrompem” com práticas imorais (v. 10).